terça-feira, 21 de agosto de 2007

Quem tem mais razão que o REI???

Sou estudante de um curso de uma universidade federal, e neste semestre o caos instalou-se, o curso está em crise total.

Desde 1999, quando para que houvesse demanda para a abertura do mestrado, criou-se o curso noturno com a promessa de que gradualmente se fariam concursos para completar o quadro de professores.

A crise vem desde lá se arrastando e agora em 2007.1 culmina com a anulação de quatro disciplinas que estavam oferecidas, cursadas e com notas fechadas (uma das turmas lesadas foi a minha). As anulações foram devido a intervenção do tribunal de contas (Federal) na instituição, onde a justificativa é: um curso só pode funcionar com 10% do quadro de professores ACTs (e estes devem substituir professores já existentes no cargo, ou seja um efetivo) e o nosso curso estava funcionando com 30% de ACTs sem que existam os efetivos.
Precisamos para manter o curso funcionando de 34 professores, mas contamos com apenas 22.

Os estudantes estão mobilizados, paralisamos as aulas, porém, já estamos em crise entre nós mesmos. Existe resistência de parte dos professores, estes, não tem consenso entre eles. Ontem pela manhã em reunião com o colegiado do curso para aprovação de um documento a ser entregue ao REItor em uma reunião que aconteceria na tarde de ontem mesmo, recebemos uma bomba na cabeça: Logo acaba a cota de 25% de faltas que vocês tem direito! Pensem bem o que vocês estão fazendo!

Aí, eu penso: - Como é que é? Estamos aqui nos matando (eu nem tanto, estou de férias do trabalho e estou meio que curtindo minha casa) por um direito do curso, um direito dos professores e somos ameaçados com a DROGA da cota de faltas?
Vontade de dizer danem-se queridos professores, façam como o REItor sugeriu: - Redistribuam as aulas. Cada um pega "ae" mais umas aulinhas pra dar que tá tudo certo a crise do curso logo acaba. Cada um trabalhe 50h e ganhe por 40h, tranqüilo isso!

Poxa, caramba! Um momento lindo de mobilização, uma organização um carinho imenso de poucas pessoas inclusive pessoas formandas na 8ª fase me dizendo: - Eu não me importo nem um pouco em atrasar minha formatura, eu quero sair daqui, deixando um curso de qualidade.

O mais indecente a se pensar agora é faltas e conteúdo. Conteúdo? Podemos recuperar em dezembro, fevereiro, julho. Nós estudantes somos obrigados a aceitar que os professores façam greve. Engolimos greves e mais greves goela abaixo (no mínimo duas em quatro anos), sem termos nossos sentimentos e conteúdos considerados. Matamos nosso dezembro, fevereiro e julho por causa das greves feitas pelos professores. Agora recebermos ameaças desse nível, aff é muito triste!

Bom, ouvi dizer que a reunião com o REItor ontem foi uma tragédia. Ele está irredutível quanto a concursos para regularizar a situação do curso. Amanhã tem novas mobilizações, quero estar lá e ver no que dá esse enrosco, outros cursos em crise estão começando a aderir ao movimento.
Porém estou meio sem esperanças em relação a quem pode mais que o REI, será mesmo que o povo unido nunca é vencido??? É estamos pagando pra ver!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Como te falei no msn, vc está no curso errado. Deveria estar fazendo jornalismo. Escreve muito bem, parece que eu estava lendo uma matéria de jornal.
Com relação à falta de professores, tenho uma amiga que também comentou à respeito; ela está totalmente sem motivação nenhuma... Mas eu acredito ainda que "o Povo unido jamais será vencido".. é só saber como e para quem protestar, manifestar...
O REI nesse caso nao é rei nada.. mas sim um "BOBO DA CORTE"... a politicagem influi muito.. e quando é de interesse deles, sempre dão um "jeitinho" de conseguir qualquer coisa, mas quando é de interesse de outros... só na base do grito e protesto... Brasil né...
Mas se desistirmos agora... como será amanhã? Nossos filhos e netos não terão direito a cursar uma universidade descente e de qualidade no futuro? Acho q isso depende de nós, do presente... A mobilização, quando bem utilizada, faz milagres...
Acredite: "A força está nas nossas mãos, e não nas mãos 'deles', como eles querem que a gente pense...
Força na peruca... Desistir?
JAMAIS
Bjaum
;***

Anônimo disse...

"Tanto faz se o rei pirateou, tanto faz se o pirata reinou"

"A nau do pirata nas mãos de um rei de lata, naufraga!"

" O reinado do rei nas mãos de um pirata de lei, se acaba!"

Reflita guria!! Se cuida!!
Viva o lado "monstrinho" da vida!!
Beijos!!